jump to navigation

Rede Globo restringe uso de mídias sociais em comerciais 2, 06, 2011

Posted by varall in mídias sociais.
trackback

Há alguns dias atrás, estendemos a notícia que o órgão regulador francês das telecomunicações considerou  que os veículos incorrem em “publicidade ilegal” quando divulgam aos seus telespectadores e ouvintes as suas páginas no Facebook ou Twitter. http://migre.me/4GO9N .

Achei que isso iria demorar a chegar por aqui, mas estava enganado.

A central de comercialização da Rede Globo encaminhou, através de suas afiliadas, uma comunicação para o mercado publicitário que talvez tenha sido a mais equivocada de todos os tempos.

Por decisão da Rede Globo, os comerciais não podem mais inserir o nome das redes sociais em seus comerciais. E se isso for utilizado, será cobrado MULTIPLICIDADE.

Tomando como exemplo um comercial do SANTANDER, se em seu anúncio for colocado a marca ou o endereço twitter.com/santander ou facebook/Santander, isso será cobrado como multiplicidade. O uso do endereço do Twitter é o que sofre menos impacto, pois poderá ser usado @santander sem custo adicional.

Eu confesso que, não sei no que a medida de utilizar os nomes ou as logos das redes sociais prejudica as receitas da emissora, tendo em vista que o que vai definir o futuro da televisão, é justamente o entrelaçamento com as mídias sociais, já que é uma tendência das mídias consideradas OFF serem ferramentas de trampolim para as mídias ON.

Vejamos o que aconteceu na final do Superbowl: a comunicação começava na televisão e tinha continuidade nas mídias sociais. Uma tendência mundial, um caminho que a Rede Globo parece entender como perigoso para seus negócios.

Restringir com cobrança a utilização destas ferramentas é um passo perigoso que pode cada vez mais afastar a audiência e alguns anunciantes da emissora.

Dica: @tapepublicidade @vitorisrael Fonte: Eutedisse (texto)

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s