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LINKED IN 19, 04, 2011

Posted by varall in Varal de Manaus.
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Achei estas dicas para aperfeiçoar o Linked In bem interessantes.
 
1) Quantidade não é qualidade: O LinkedIn tem 65 milhões de usuários, 1 milhão deles no Brasil (concentrados na sua maioria em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas). Isso não significa, necessariamente, que você precisa ser amigo de todo mundo que nem no Orkut. “A qualidade dos contatos é o que mais importa”, disse Rajan. Por isso, convide seu ex-chefe bacana, mas não seu colega de escola que tirava ranho do nariz, certo? Cada contato gera uma rede de conexões, e isso é importante.
 
2) Idiomas: Apesar de estar com a interface em português (e espanhol, francês, inglês e alemão), o LinkedIn permite criar perfis em mais de um idioma. Se seu inglês é bom (ou já criou o seu em inglês), um em português também ajuda. Depende, claro, da sua paciência para traduzir e preencher tudo (a opção de idiomas pro perfil vai além das cinco linguagens para a interface). Alguém aí fala russo?
 
3) Torne pessoal: é um tanto estranho (talvez um bug) que, ao preencher o campo do seu site/empresa, o LinkedIn mostre a informação “website da empresa” em vez do nome. Escolha a opção “Other” (ops, esqueceram de traduzir aqui) e escreva o nome e a URL. Fica em maior destaque.
 
4) Seu perfil público aparece nos resultados do Google: (não é o meu caso ainda). Ter uma foto de verdade e nome completo ajudam a uma experiência de egosurfing mais completa (e eu, para escrever este post, descobri que tenho um homônimo vereador no interior de SP, olha só). Rajan comenta que, em caso de homônimos, inverta nome e sobrenome no perfil (serviu no caso dele, que tem mais 14 Arvind Rajans para concorrer no LinkedIn, incluindo um operador do mercado financeiro). Ter uma foto ajuda a tirar dúvidas também (viu, headhunters que me mandam emails procurando engenheiros de foguetes? Eu não sou quem vocês procuram!).

5) Falando em Google, use palavras-chave em seu currículo: Rajan diz que o uso de palavras-chave no seu currículo relacionadas ao que você quer fazer é imprescindível. Não adianta escrever “programador” quando as empresas buscam “desenvolvedor”: seu perfil será encontrado em buscas, afinal, de potenciais interessados em você.

 

6) Consiga recomendações: Não é “fulano é firmeza”, como no Orkut. É “Fulano é respeitado profissional blablabla, muito bom, eficiente, contrate-o já”. Convença um colega ou amigo a escrever sobre você (e eu lembrei que preciso escrever recomendações pendentes no meu perfil!).
 
7) LinkedIn não é chat: como o Orkut, o Facebook e o Twitter, o LinkedIn tem sua timeline de atualizações dos contatos (não, por favor, não republique tudo que sai no seu Twitter pessoal, suplica o executivo. Pessoal é pessoal, profissional é profissional). Você pode esconder contatos na linha, deixando, por exemplo, um colega que trabalha em uma empresa que te interessa (ou fique de olho no perfil da empresa para entender o comportamento dos seus funcionários: dá pra ver, por exemplo, que a maioria dos Googlers veio da Microsoft ou da IBM e deixou a companhia pela Microsoft ou Facebook).
 
8) Busca avançada: Essa dica é para jornalistas, curiosos e stalkers – a busca avançada do LinkedIn faz maravilhas para quem é curioso. Ative sua curiosidade e encontre empresas (ou gente que já trabalhou em empresas anteriormente) e que talvez possam lhe ajudar.
 
9) Use o LinkedIn Respostas: não funciona direito em português ainda, mas em inglês é um recurso essencial da rede social. Crie perguntas/debates sobre determinados temas/empresas e jogue pra sua rede responder. Dá retorno (e permite enviar respostas em mensagens privadas, diz o executivo).
 
 Zumo/ Mídia 8
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Comentários»

1. Jean Vale - 19, 04, 2011

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