jump to navigation

Portal Amazônia lança novo layout 4, 04, 2011

Posted by varall in Varal de Manaus.
Tags:
trackback
 
 
O Portal Amazônia, site da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, lança novo layout e formatos de interação nesta segunda-feira (4). No ano em que completa 10 anos, as novas páginas mostram mais  facilidade de navegação e opções de interatividade. Novas seções, matérias especiais,  reformulação da galerias de foto, nova seção de vídeos e um design moderno complementam as inovações do site, pioneiro em webjornalismo na região.
 
A novidade, segundo a gerente de conteúdo do Portal Amazônia, Gláucia Chair, é a  disponibilidade de apresentação de mais conteúdo nas páginas iniciais do site. “É  um layout que favorece a apresentação do conteúdo, pois aumenta a visualização da informações, explica. A ideia representa o reordenamento das informações para diminuir a demora na procura de determinados assuntos.
 
Na home do Portal há um ‘listão de notícias’ com as informações de  todos os estados da Amazônia. Para aprofundar mais sobre cada local, a um clique, o  internauta será guiado para a capa específica do seu Estado, com as manchetes locais. O  objetivo de mais essa alteração é mostrar o conteúdo da Amazônia com maior abrangência, sem perder a cobertura dos acontecimentos de cada região da Amazônia.
 
Além da visualização, o Portal estreia também uma fase  de maior interatividade com o internauta. Agora é possível ‘curtir’ no Facebook e  compartilhar as notícias com todos os amigos sem sair da página do Portal, com os  novos botões de interação. Os comentários também ganharam destaque. Com área ampliada, possibilitarão mais discussão sobre temas de interesse social.
 
Para a supervisora de mídias, Andrezza Lifsitch, as redes sociais acompanham a  onda da tecnologia, que fez a troca de informações saírem da tela de computadores  para chegar aos celulares e smarthphones. “As informações estão em todos os  lugares e o Twitter é a prova disso, mais forte do que nunca”, comenta. As redes  sociais como um todo ganharão nova força nesta fase, do Portal Amazônia.
 
O entretenimento, um dos carros-chefe do Portal Amazônia, também passou por  mudanças. Com um visual mais alegre e dinâmico, a página mostra ao internauta toda a programação cultural da região.  A galeria de fotos foi modernizada e dividida por  temas, para facilitar o acesso a conteúdos anteriores. O chat agora pode ser personalizado e os sites de conteúdo especial foram reformulados. Até mesmo as imagens estão em em formato de cartaz para compor a apresentação das agendas, semelhantes ao design utilizado em casas de espetáculos.

O designer Bruno Lopes é quem explica melhor essa nova roupagem do site. Ele contou que a equipe optou por dividir o Portal em cores. “Isso ajuda  o internauta a identificar logo de cara o conteúdo de interesse”, diz. As notícias  permanecem em verde, mas em um tom diferente. O entretenimento agora é roxo e os especiais azuis. “Diminuímos o impacto para aumentar a harmonia da página.  Essa é uma tendência mundial e que não poderíamos deixar de fora”. A escolha do tema do layout – da textura de fundo e cartela de cores – é resultado de estudos específicos e de público.

 
O projeto acompanha dados como número de notícias por hora, valorização do factual e destaque para as notícias gerais. Todo esse trabalho passou também pela equipe de desenvolvimento, gerenciada por Renato Ypiranga. Ele conta que foram sete meses de ações desde a concepção do programa. O resultado é um site com as características da região. “É um trabalho ‘da casa’, feito por quem conhece de perto as necessidades do Portal, feito para amazônidas”,  destaca.
 
É ele quem explica também sobre a nova  página de  Vídeos da Amazônia. Com novo sistema, player de qualidade e alta compatibilidade, assistir a videorreportagens ficou rápido. “Com a melhora da banda larga na região amazônica, assistir a vídeos vai ficar mais rápido em nosso player, que tem excelente qualidade”, disse.
 
Com ferramentas mais ágeis, atualizações com total mobilidade e interatividade, o Portal Amazônia completará dez anos em julho deste ano. Uma década de pioneirismo em informação sobre a Amazônia na internet, e participação diária na vida de milhares de internautas.

E as novidades não param por ai. Durante todo o primeiro semestre de 2011, novas seções serão lançadas. De acordo com a equipe, também será feita a reformulação de todos os sites das empresas do grupo Rede Amazônica.

Anúncios

Comentários»

1. Erick Frota - 5, 04, 2011

Ficou nobre, mto massa!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s