jump to navigation

Rio 2016 1, 01, 2011

Posted by varall in design.
Tags: , ,
trackback

Começamos bem o ano de 2011. Diferente da logomarca criada pela África para a Copa do Mundo, a das Olimpíadas veio para fazer bonito.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, a marca representa pessoas de mãos dadas num formato que lembra o Pão de Açúcar e traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações, tornando uma marca essencialmente humana.

Vídeo Apresentação:

O Estúdio de Design responsável pela criação da logomarca, foi a carioca Tátil que aprendi a respeitar por seus inúmeros trabalhos criativos. Clique para assistir o making of da criação da marca.

PAIXÃO E TRANSFORMAÇÃO

Consolidamos esses aprendizados e escolhemos como inspiração uma ideia simples e ao mesmo tempo poderosa: o que torna a nossa cidade única e faz dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso são as pessoas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações.

Por isso, criamos uma marca que é essencialmente humana.

Nascemos de uma mistura de povos. Acolhemos, com um abraço, todas as raças, credos, idades. Compartilhamos, de forma democrática, nosso céu, nosso mar, nossa gente feliz.

Esse calor humano, que faz parte da natureza do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que nos inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar.

A atmosfera da nossa paisagem se reflete na marca e na sua paleta de cores. O amarelo é feito do sol e da nossa essência calorosa, viva, alegre. O azul tem a fluidez da água que nos cerca e do nosso jeito descontraído de levar a vida. O verde traz nossas florestas e a nossa esperança, a visão sempre positiva e otimista que nos permite ir mais longe.

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam num movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos nossos cartões postais. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.

Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes, recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca–escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto. Uma marca lúdica, feita para ser experimentada.

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único e proprietário.

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a marca Rio 2016 dos Jogos Olímpicos convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar saberes e talentos, de somar nossas forças e nossas aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável.

É uma marca que transborda união, transformação, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.

Via: Globo/Tátil

Anúncios

Comentários»

1. denys_cruz - 1, 01, 2011

Excelente marca. Mostra um tendência a curvas e degradê. Interessante.

2. Lauren Mellissa - 2, 01, 2011

Apesar de não gostar de degradê na construção de uma marca, achei essa muito muito boa, sensacional, leve, dinâmica e representativa. A representação real dela em 3D foi uma idéia excelente e inovadora, uma tendencia, talvez. A escolha da tipografia deu harmonia com o símbolo, agradou bastante. Isso é Design! Parabéns a equipe de criação da Tátil. Excelente construção e ótima escolha.

3. Beto Coelho - 2, 01, 2011

Tátil é um estúdio de design, não agencia mídias e anunciantes. Ela projeta.

4. Eduardo - 5, 01, 2011

Se puder visite o meu blog e veja o que encontrei no site da agência que criou a logo.
Um abraço,
http://pensamentosduneto.blogspot.com/

5. Guinter - 6, 01, 2011

Bem legal. E todo o processo foi bem melhor conduzido do que o da criação para Copa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s