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Para fazer um bom evento. 1, 12, 2010

Posted by varall in Sem categoria.
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Defina modelo de receita (Há 3 tipos)

Puro patrocínio – faz a conta do custo do evento e define valor das cotas.

Misto – combina patrocínio e venda de ingresso.

Pura bilheteria – arrecadação apenas com a venda de ingresso. Modelo de alto risco.

Valoriza sua força de mídia

Você é um jornal revista, rádio, TV ou portal, isso é vantagem competitiva. Ofereça, em sua proposta comercial, a veiculação de anúncios e de publieditoriais de patrocínios, mas não faça promessas editoriais. Isso que define é outro departamento, o de redação.

Destaque seu evento

Se o evento organizado por você for bom o suficiente para levar o nome da sua empresa, deve ser bom o bastante para ganhar cobertura editorial de destaque em sua publicação. Alinhe internamente. É a oportunidade de valorizar e multiplicar o bom conteúdo gerado por você mesmo.

Ouse no conteúdo

É preciso assegurar a atratividade do seu evento com temas fortes e grandes nomes, mas combinados de forma inovadora. Prefira um debate, sempre dinâmico e imprevisível, a uma palestra, sempre mais estática e previsível.

Trabalhe com antecedência

Se você sonha em lotar a sua plateia com um público de fato decisor, é preciso trabalhar na gestão da lista de convidados com antecedência. Lembre-se de que altos executivos tem agenda sempre lotada e convites feitos em cima da hora, certamente, não darão bom resultados.

Dimensione corretamente

Não faça evento sem nenhum tipo de controle sobre o público, isto é, não faça um evento 100% aberto. O trabalho de RSVP é fundamental. Não economize jamais nesse quesito. É preciso ter uma estimativa do público, tanto quanto possível, próxima do real.

Faça do seu tamanho

Não tem verba nem histórico para fazer um evento com os Fóruns Exame? Não dá para pagar o Bernadinhos? Organize um evento menor, com o seu tamanho. Tem sempre gente boa disponível para falar, por menos. O importante é fazer bem feito e ser relevante.

 

Seja previdente

Tenha um plano B,C e D já delineados, porque sempre alguma coisa dá errado. O sucesso do evento depende também da pronta capacidade de solucionar problemas. A habilidade de improvisar é bem-vinda, assim como a de rezar, com muita fé genuína.

Fontes: Regina Bernadi, diretora de planejamento da agência ArtEventos, e Alexandre Cardoso, diretor de marketing do portal Terra para América Latina e EUA.

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