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Marketing de Guerrilha 3, 11, 2010

Posted by varall in Guerrilha.
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Ação Torke para a série Lost

Fim da Segunda Guerra Mundial. Após investimento de milhões de dólares em armas de destruição, o mundo teve que se reconstruir. Nós anos do pós-guerra, portanto de forte consumo, os produtos e anunciantes se organizaram e conseqüentemente, a mídia teve que se recriar para atingir a grande massa.

Com uma visão de uma massa homogênea, a publicidade por décadas tratou os consumidores como um só, uma única mensagem atingia a todos, sem distinção de classe, cor ou credo. Bastava um plano de mídia que contemplasse meia-dúzia de meios de comunicação que o sucesso era garantido.

O grande poder do sistema de mídias tradicionais, desenvolvido a partir dos anos 80 foi comprometido pela concorrência e pelo alto valor dos espaços publicitários. Devido a esse alto valor e um número cada vez maior de produtos no mercado, os anunciantes queriam encontrar mídias mais baratas e que ao mesmo tempo diferenciem o seu produto no mercado.

Com o advento da internet, o mundo se livrou das fronteiras e passou a ser um só. Surgiram novas estratégias, novas mídias, novas maneiras de se fazer marketing. Mudou também, o perfil da população, que antes seguiam a mesma linha de pensamento, escutavam as mesmas músicas e assistiam aos mesmos grandes sucessos de Hollywood. E para atingir esse “novo” modelo de consumidor, os profissionais de mídia também precisaram rever seus conceitos e olhar para esse mundo de possibilidades.

A publicidade aperfeiçoou seu foco, atingindo cada vez mais um nicho especifico de público. Com isso, novas possibilidades tiveram que ser exploradas para impactar um consumidor atingido por milhares de mensagens publicitárias diárias. Aí entra o Marketing de Guerrilha, uma nova solução para atingir os consumidores e fazer com que a marca seja lembrada. Seja bem vindo a esse novo mundo.

Criado por Jay Conrad Levinson, o termo Marketing de Guerrilha, consiste na prática de ações promocionais inusitadas com o objetivo de gerar um boca-a-boca entre consumidores, a um custo muito inferior ao que a publicidade, por exemplo, demandaria para atingir o mesmo público.

As “brincadeiras” e “factóides” estão sendo levados a cada vez mais a sério, pois de acordo com alguns especialistas, nos Estados Unidos, cada consumidor vê cerca de 1,5 mil mensagens comerciais diariamente. A crescente fragmentação causada pela quantidade excessiva de anúncios, diminui a eficiência de cada peça publicitária individualmente.

Outro significado da palavra guerrilha vem do espanhol e significa “pequena guerra”, constituindo um tipo de guerra não convencional tendo como principal objetivo a ocultação e mobilização extrema dos seus combatentes.

O marketing de guerrilha tem como principal base utilizar de métodos não convencionais a um custo baixo, possibilitando assim, que muitas empresas que não poderiam arcar com os altos custos das mídias convencionais possam aparecer no mercado.Seu objetivo não é simplesmente informar. É fazercom que o consumidor que recebe a mensagem tenha vontade de passá-la pra frente. Seja numa mesa de bar, seja, no caso do jornalista, numa página de jornal, na revista, na TV ou no rádio.

Hoje em dia, no entanto, este conceito temacrescentado um grande valor ao marketing-mix de empresas líderes de mercado que dispõem de orçamentos de marketing altíssimos.Ajudando asempresas a criarem uma experiência capaz de gerar atenção e envolver as pessoas, as ações de guerrilha interagem com os consumidores, criam um diálogo, diferente da tradicional teoria da comunicação.

A criatividade de guerrilha é uma disciplina que combina artes, psicologia e a geração de lucros, tudo com o propósito de causar uma impressão no público-alvo e fazer com que os mesmos modifiquem seus comportamentos e atitudes em torno de um produto. Sua função é atingir os objetivos convencionais utilizando de métodos não convencionais.

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