jump to navigation

A COPA DAS PESSOAS 21, 10, 2010

Posted by varall in Varal de fora.
Tags:
trackback

OLYMPIKUS REÚNE CINEASTAS DE 32 PAÍSES NO PROJETO COLABORATIVO MAIS INOVADOR DA SUA HISTÓRIA: A COPA DAS PESSOAS

Trinta e dois cineastas de 32 países reunidos no projeto mais inovador da história de seus 35 anos. A Olympikus, seguindo uma tendência mundial, apresenta o documentário colaborativo “A Copa das Pessoas”, um filme de 20 minutos que revela a inspiração que unirá povos de todos os cantos do mundo no Brasil daqui a quatro anos, no maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo. As cenas foram captadas por jovens talentos em cada um dos países que participaram do último Mundial na África do Sul, tendo a emoção do torcedor como termômetro e como ponto-de-vista.


O filme estreia na íntegra hoje, dia 21, no site http://www.acopadaspessoas.com.br e no domingo, dia 24, numa exibição inédita de 20 minutos sem cortes na ESPN Brasil, às 19h30, com reprises nos dias 26 e 28. “A Copa das Pessoas” também será lançado simultaneamente em todos os países participantes do projeto. Os 32 cineastas envolvidos receberão um kit contendo folders, cartazes e DVDs com o filme para a organização de uma première em seus países.

“A Copa das Pessoas” reúne as imagens de cada torcida em seu respectivo país, mas organizadas de uma forma que sugere que todos os povos assistem a uma única partida. Não há cronologia fiel às etapas do Mundial da África do Sul, sem diferenciar o que é primeira fase e o que é final de campeonato. O filme tem como fio-condutor uma sequencia de todos os sentimentos envolvidos em um jogo de futebol. Desde a devoção do hino nacional, a expectativa do apito inicial e o nervosismo das batalhas travadas em campo até a explosão de um gol. No Brasil as imagens foram captadas no Rio de Janeiro pelos diretores Renato Martins, Gabriel Santucci e André Markwald. Apenas as torcidas da Costa do Marfim e Coreia do Norte tiveram suas cenas captadas fora dos seus países de origem, na própria África do Sul, sede da Copa de 2010.

Com o projeto “A Copa das Pessoas” a Olympikus comprova que cada vez mais é possível se comunicar com o público de outras formas que não seja interrompendo a programação com propaganda. “Mais uma vez criamos conteúdo diferenciado e relevante para as pessoas, gerando nelas o interesse espontâneo de buscá-lo nas mais diversas plataformas de comunicação. Entretenimento é a palavra”, comenta Márcio Callage, gerente de Marketing da Olympikus. “E só uma marca esportiva que tem como tema a inspiração poderia usar essa nova forma de comunicação em um grande projeto sobre a maior paixão do povo brasileiro. Nossa intenção é deixar um verdadeiro legado para o Brasil, antecipando todas as emoções que vamos viver de perto daqui a quatro anos”, finaliza.

O Projeto

“A Copa das Pessoas” foi criado e realizado pela agência BOCA, que identificou como forte tendência mundial a construção de projetos colaborativos e com conteúdo transmídia. “Chegamos aos nomes dos cineastas pelas redes sociais e por indicações. Todos já possuem algum trabalho publicado e não hesitaram de participar de um projeto colaborativo como esse”, diz Everson Klein. “O documentário busca retratar os momentos em que diferentes pessoas, filmadas de formas diferentes e torcendo para times diferentes se tornam muito parecidas. Tiramos a inspiração de cada uma para construir um mosaico de emoções em torno de um evento. Foi um desafio diário, jogo a jogo, para saber o que tirar de melhor de cada país participante. Trabalho que levou praticamente as 24hs do dia por causa dos diferentes fusos envolvidos no projeto”, explica.

Os cineastas receberam orientações diferentes de acordo com a fase da Copa do Mundo e do perfil da nação. Entre elas estavam a de captar as emoções como amor, raiva, superação, fé, esperança, alegria, tristeza, nervosismo e compaixão. Sentimentos que fazem do futebol uma experiência única. Com mais de 300 horas de material reunido, o equivalente a cerca 500 DVDs, o corte final do curta-metragem envolveu um grupo de produtores, um roteirista, um montador e um jornalista, que compilaram esse material nos 20 minutos finais.

A produção de áudio de “A Copa das Pessoas” também merece destaque. Ficou a cargo da B Produtora de Som e foi construída a partir do briefing de sensações que cada momento do filme sugere ao espectador. Além do material captado por cada um dos diretores, alguns sons foram captados posteriormente nas ruas, onde qualquer sonoridade serviu como referência. Postes, tapumes, trânsito e pedestres se uniram a instrumentos não usuais como arcos de cordas em violões, copos d’água e bandejas com grãos de arroz para agregar ainda mais emoção às cenas.

Após a primeira etapa de gravações, foi necessário traçar uma estratégia completa de comunicação para divulgar um material dessa magnitude, resultando em um projeto transmídia que agrega inúmeras plataformas.

Campanha em TV, cinema, revista e internet fazem parte do pacote de mídia do projeto. Além da exibição do filme completo na ESPN Brasil, serão 22 inserções prévias do trailer de 1 minuto no canal entre os dias 20 e 24. Também será exibido em dois dos programas de maior audiência da TV Globo – dia 24 no Fantástico e dia 25 no Jornal Nacional – e em salas de cinemas de todo o país. Na internet o trailer poderá ser assistido na home do YouTube dia 21 de outubro e através de interações no Facebook a partir dessa data. A mídia impressa terá anúncios de página dupla na revista Placar.

O projeto ainda conta com um planejamento de relações públicas que inclui kits especiais para o lançamento do filme e que serão entregues para formadores de opinião distribuírem em faculdades de cinema, cineclubes e produtoras previamente escolhidas. Além disso, ações especiais estão sendo preparadas para São Paulo e Porto Alegre, como circulação de postais sobre o projeto e divulgação de cartazes pela cidade, respectivamente.

Site do projeto permite colaboração do internauta

A partir do dia 21, “A Copa das Pessoas” estará disponível na íntegra através do site http://www.acopadaspessoas.com.br. Lá o visitante poderá se sentir parte desse grande projeto colaborativo experimentando a sensação de construir seu próprio filme através de uma ferramenta exclusiva. O usuário digita em um campo as palavras que desejar, em português ou inglês – como gol, vuvuzela e Brasil, por exemplo – e o próprio site monta um filme de aproximadamente 30 segundos com as imagens captadas pelos cineastas e cadastradas no site.

Assim o usuário tem a oportunidade de criar um filme completamente diferente de “A Copa das Pessoas”, gerando um conteúdo de máxima relevância pessoal e que poderá ser compartilhado com os amigos através das redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.

Cada um que montar seu próprio filme ou que assistir de forma online o curta-metragem da Olympikus ficará marcado em um grande mapa no site. Desta forma, os últimos filmes criados ficarão disponíveis para todos que acessarem o site ao redor do mundo.

Campanha com Siggi Eggertsson

A campanha gráfica do projeto “A Copa das Pessoas” conta com o islandês radicado na Alemanha Siggi Eggertsson, um dos mais respeitados ilustradores do mundo. Já publicou trabalhos em revistas como Wired, Dazed & Confused, Computer Arts e Plastic e realizou exibições de seus trabalhos em diversos países pela Europa, nos Estados Unidos e na Austrália. Seu trabalho já serviu para as mais importantes marcas do mundo, como Coca-Cola, H&M, Microsoft, New York Times, Wallpaper e a dupla musical americana Gnarls Barkley.

Com 26 anos, Siggi Eggertsson desde cedo se dedica ao trabalho de ilustração. Estudou aos 18 anos na Academia de Artes da Islândia, uma das 10 melhores escolas de arte do mundo. Aos 20 foi premiado pela revista de arte e design Print Magazine como um dos 20 melhores artistas gráficos com menos de 30 anos de idade. Em 2006 se formou e foi viver em Londres para trabalhar na agência Big Active, especializada em campanhas para artistas como Beck, Keane e Snow Patrol.

Para “A Copa das Pessoas”, o ilustrador recebeu orientações específicas para representar toda a pluralidade e os desafios que o “A Copa das Pessoas” apresentou. Suas ilustrações poderão ser conferidas em todas as peças impressas do projeto. Siggi também preparou uma ilustração exclusiva para uma série limitada de 200 camisetas produzidas especificamente para o projeto e que não estarão à venda.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s