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Nova logo da GAP 8, 10, 2010

Posted by varall in Varal de fora.
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Quando se tem um marca reconhecida no mundo inteiro, mudar de logo não é tão fácil. A rede americana de roupas Gap, que usava o mesmo logo há 20 anos, seria substituído pela palavra Gap, escrita com a fonte Helvética, com um pequeno quadrado azul ao fundo no canto superior direito.

O novo (e terrível) logo revelado ontem está tomando porrada de todo lado na internet. No Facebook e no Twitter, designers e estúdios se oferecem para criar um novo, de graça.

A vergonha é tanta, que nem a própria Gap alterou a marca em sua página no Facebook, continua utilizando o antigo.

Para tentar conter a revolta popular, a empresa anunciou que vai lançar um projeto de crowd sourcing nos próximos dias. Declararam que ficaram surpresos com o buzz e o debate que o logo gerou, e vão permitir as pessoas que enviem suas próprias sugestões de design.

A agência que criou a nova marca, Laird + Partners de Nova York, não se pronunciou. Isso me lembra um certo logo de Copa do Mundo, que vai acontecer em 2014. A diferença é que a Gap, pelo menos, tomou uma atitude.

E o aprendizado que fica é que, em tempos de mídias sociais, uma empresa não pode nem mais tomar suas próprias decisões ruins de design como já fazem há anos.

via: Comunicadores

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Comentários»

1. Eduardo Lemon - 8, 10, 2010

Não quero ser contra a modernização das marcas e nem correr o risco de ser tachado de “antigo”, mas não gostei da mudança. Radical demais, perdeu aquela identidade bacana que a GAP tinha com a marca antiga. Modernizar uma marca deve ser uma coisa feita com bastante paciência e a longo prazo, vejam o caso da extinta VASP, foi ótima a mudança.

Abraços.

2. João Henrique Belo - 22, 10, 2010

Que é complicado um redesign todos sabemos. A minha opnião (sem conhecer por inteiro a empresa) é que o logo antigo posicionava a marca de uma forma diferente. Os tipos serifados de alto contraste e proporção horizontal, represetavam um toque de elegância para a marca. A helvetica não consegue trasmitir os conceitos. O que faltou na minha opnião foi uma boa estratégia de branding. Agora o quadrado azul…puts vai saber


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