jump to navigation

Facebook e Orkut têm perfis diferentes no Brasil 5, 06, 2010

Posted by varall in Estendendo informaçao.
trackback

Um relatório do Google com os mil sites mais visitados no mês de abril permite fazer comparações bem interessantes sobre o perfil dos visitantes – não necessariamente usuários registrados – das principais redes sociais no Brasil: Orkut, Facebook e o microblogging Twitter.

Cruzamos os dados de quem acessa o Orkut com os de outras redes sociais, como Facebook e Twitter – afinal, eles têm crescido muito no Brasil. Logo de primeira, percebe-se que os dois últimos são muito parecidos. Portanto, ao falarmos do primeiro (Facebook), saibam que o microblog está na mesma situação.

Pois bem: o Facebook teve 5,1 milhões de visitantes únicos brasileiros, um quarto dos que acessaram o Orkut e quase a mesma quantia de visitas ao Twitter. Algo previsível, diga-se. E outras disparidades surgem ao observar as demais informações.

O gênero, por exemplo. No Orkut, a divisão é rigorosa com metade para cada sexo. No Facebook, não: 64% dos visitantes são homens; 36%, mulheres.

Na rede social mais usada no Brasil, 54% dos brasileiros têm até 17 anos e só 11% entre 35 e 44. No Facebook, esses números são de 33% e 18%.

O grau de escolaridade é a estatística com maior discrepância entre um e outro. No Orkut, 28% estão na universidade ou já completaram o nível superior. Já no Facebook, 54% estão nessa situação.

Quanto aos sites de onde os visitantes vieram ou para qual foram, no Orkut vemos portais como Vostu.com (clima de Copa do Mundo), Recados.net e Netshoes. No Facebook, há o da Livraria Cultura, o Guia da Semana e o Cinemark.

Números enormes

Em termos globais, considerando que o estudo exclui alguns portais que o próprio Google possui, como o YouTube e o seu buscador, não é nenhuma surpresa que o Facebook seja o líder, tanto em visitantes únicos (540 milhões) quanto em page views (570 bilhões). Este segundo dado é o mais impressionante: se o compararmos ao Yahoo, que vem logo em seguida no ranking, vemos que o Facebook tem 500 bilhões a mais de page views, mesmo que a diferença de usuários únicos entre eles seja bem menor, “apenas” 50 milhões.

É importante ressaltar que esses números são estimados. O Google até diz qual é o método utilizado para a pesquisa, mas a explicação é, para se dizer o mínimo, obscura:

“As estatísticas de tráfego são estimadas a partir da combinação dos dados dos usuários de diversos serviços do Google com as medições conduzidas por sites específicos”.

Ou seja, se quase a totalidade dos usuários usam os serviços da empresa, por que não usá-los como referência para seus estudos?

O mais intrigante, porém, são as informações específicas – e vai saber como o gigante das buscas consegue coletá-las. Por exemplo, ao se clicar em algum portal listado pela pesquisa, vê-se os principais interesses das pessoas que visitaram tal página e de que sites elas vieram ou para qual foram. No caso do Facebook, temos, como interesses principais, “hackear e crackear”, “educação” e “redes sociais”, e, quanto aos sites de maior “afinidade”, Mafiawars.com e Zynga.com.

Podemos, também, limitar por país, restringindo ainda mais os dados. Ao pesquisar sobre o Orkut (41º da lista), descobre-se que a rede social teve 45 milhões de visitantes únicos no mês de abril, 21 milhões de brasileiros e 16 milhões de indianos.

Via:idgnow

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s