jump to navigation

Fusão: Nasce a W/Mccann 27, 04, 2010

Posted by jeanvale in Estendendo informaçao, Varal de fora.
Tags: , , ,
trackback

Divulgado nesta segunda-feira, 26, o comunicado oficial sobre a criação da WMcCann, confirmando a conclusão das negociações iniciadas no segundo semestre do ano passado, reveladas por M&M Online no dia 2 de fevereiro (leia aqui) e detalhadas pela edição do Meio & Mensagem de 8 de fevereiro (leia aqui). O acordo foi assinado na semana passada, conforme informado pelo M&M Online na sexta-feira, 23 (leia aqui).

Além de assumir como chairman da nova WMcCann, fruto da fusão entre o escritório brasileiro da McCann Erickson e a sua W/, Washington Olivetto será também chief creative officer do McCann Worldgroup da América Latina e Caribe, região que comporta cerca de 20 países, conforme informado por M&M Online (leia aqui).

Nestes mercados, tanto as operações publicitárias da McCann, como as das redes Momentum, MRM e FutureBrand, respondem ao diretor regional do McCann Worldgroup para América Latina e Caribe, Luca Lindner. Foi ele o executivo responsável pelas negociações que culminaram na assinatura do acordo com a W/.

As principais novidades do comunicado oficial em relação ao que o M&M Online já havia noticiado são: a nova WMcCann começa a operar oficialmente no dia 1º de maio (Dia do Trabalho); se propõe a ser uma das cinco primeiras em receita do mercado brasileiro; se compromete a não participar de campanhas políticas e de empresas governamentais (postura histórica de Olivetto); e rechaça as concorrências predatórias e a publicidade fantasma criada apenas para festivais.

Haverão três datas especiais para a nova operação nas próximas semanas: o dia 1º de maio, um sábado, será de “trabalho simbólico”, com duas feijoadas comemorativas nas atuais sedes da McCann Erickson em São Paulo e no Rio de Janeiro; no dia 10 de maio será inaugurada na sede paulista a placa do auditório da WMcCann com o nome de Roberto Sampaio Ferreira, fundador da Bombril, primeiro cliente 100% brasileiro da McCann Erickson, em 1949, anunciante simbólico na carreira de Washington Olivetto e agora cliente da WMcCann; e no dia 31 de maio acontecerá a festa oficial de inauguração, no Teatro Bradesco, do Shopping Bourbon, em São Paulo, com a presença do CEO do McCann Worldgroup, Nick Brien, e show de Gilberto Gil.

Como há havia anunciando, daqui a 7 anos, quando completar 65 anos de idade, Washington Olivetto deixará de ser chairman da WMcCann e chief creative officer do McCann Worldgroup na América Latina e Caribe para se transformar em “embaixador criativo” da WMcCann no Brasil e do McCann Worldgroup no mundo.

Leia o comunicado oficial na íntegra:

Washington Olivetto, Luca Lindner e Fernando Mazzarolo, têm a honra e o prazer de comunicar o surgimento da WMcCann. Uma união de sonhos similares. Um casamento baseado na comunhão de ideias e ideais.

A WMcCann surge neste ano de 2010 quando muito se comenta a respeito da necessidade de recuperação da auto-estima da publicidade brasileira, tanto dos pontos de vista criativos e negociais, quanto dos pontos de vista éticos e morais. Unindo o maior nome da publicidade brasileira – e um dos maiores nomes da publicidade mundial de todos os tempos – com a mais tradicional e uma das mais sólidas e respeitadas agências de publicidade do planeta.

O projeto WMcCann tem por ideologia e princípio não ser apenas bem sucedido para os diretamente envolvidos nele. Ambiciona muito mais:

Pretende gerar altos índices de felicidade per capita para todos os que se relacionarem direta ou indiretamente com a agência. Sejam clientes, colaboradores, fornecedores ou simplesmente consumidores.

Pretende reacender o orgulho dos profissionais de publicidade de todo o Brasil e a admiração que os profissionais de todo o mundo sempre tiveram pela propaganda brasileira.

Pretende criar o novo, recriar o já existente, cumprir as suas obrigações básicas de vender produtos e construir marcas, mas gerar também, e prioritariamente, campanhas que entrem para a cultura popular do país.

Pretende tudo isso e muito mais, através de uma filosofia de trabalho e comportamento que pode ser resumida na frase que acompanhará a assinatura da agência: WMcCann. A mais moderna agência tradicional do planeta.

WMcCann. O que ninguém sabia nem imaginava em 10 tópicos.

1. Lideranças.
Washington Olivetto, Chairman da WMcCann, nomeado também Chief Creative Officer do McCann Worldgroup da América Latina e Caribe.
Fernando Mazzarolo, Presidente da WMcCann
Paulo Gregoraci, Vice-Chairman de Operações e Mídia da WMcCann

2. Ideologia.
Ser vanguarda criativa tanto no mundo analógico quanto, e principalmente, no mundo digital.
Oferecer excelência em comunicação aos clientes internacionais com atuação no Brasil.
Oferecer excelência em comunicação aos clientes locais.
Oferecer excelência em comunicação e apoio aos clientes brasileiros com atuação, planos ou ambições em qualquer parte do mundo.
Atrair e desenvolver novos talentos.
Eliminar a competição interna tão comum nas agências de publicidade, implantando em toda a equipe a consciência de que é melhor ser co-autor de trabalhos brilhantes do que autor solitário de trabalhos medianos.
Promover na propaganda brasileira e mundial a volta da criatividade embasada, mas espontânea, no lugar da mediocridade teorizada.

3. Princípios.
Não às campanhas políticas e de empresas governamentais (postura histórica de Washington Olivetto e da McCann durante muitos anos).
Não às concorrências predatórias que agora, e finalmente, a ABA e a ABAP começam a discutir e combater.
Não à publicidade fantasma criada apenas para festivais.
Sim a todos os princípios éticos.

4. Tamanho.
Buscar incessantemente ser sempre a primeira em qualidade e uma das 5 primeiras em receita.
Detalhe importante: a WMcCann já nasce como a maior agência de publicidade do Rio de Janeiro, cidade spotlight do Brasil, particularmente nos próximos anos com o Mundial de Futebol e as Olimpíadas.

5. Equipes.
A filosofia da WMcCann é contar com a maioria dos talentos disponíveis, para o atendimento dos clientes da agência, que devem crescer, e muito, com a chegada de Washington Olivetto.
Por outro lado, pelas análises feitas, várias novas posições de trabalho serão criadas para que a agência atinja os padrões de excelência ambicionados por seus líderes.
Portanto a WMcCann já nasce como contratante.

6. Primeiro dia de trabalho.
A WMcCann começa a operar no dia 1º de maio de 2010, Dia do Trabalho.
A escolha dessa data, que neste ano cai em um sábado, tem duas características simbólicas:
A primeira é reforçar a ideia de que vamos trabalhar muito.
A segunda é deixar claro que vamos ser profissionais e competentes o suficiente para fazer o nosso trabalho com brilhantismo durante o período comercial (o mesmo dos nossos clientes) deixando os sábados, domingos, feriados e noites da semana para atividades de cultura e lazer que realimentam corpos e almas.
Nesse sábado de trabalho simbólico acontecerão duas feijoadas comemorativas: uma na sede de São Paulo na Rua Loefgren, 2527 – Vila Clementino (já em obras), e outra na sede Rio de Janeiro na Rua Visconde de Ouro Preto, 5 – 12ºandar – Botafogo. (também já em obras)
Os líderes da agência farão uma ponte aérea e estarão presentes nas duas feijoadas.

7. Nome do auditório.
No dia 10 de maio de 2010, na sede de São Paulo, será inaugurada a placa do auditório da WMcCann com o nome de Roberto Sampaio Ferreira, fundador da Bombril, primeiro cliente 100% brasileiro da McCann Erickson (1949), anunciante simbólico na carreira de Washington Olivetto e agora cliente da WMcCann.

8. Grande festa.
No dia 31 de maio de 2010 acontecerá uma grande festa para a equipe da agência, clientes, imprensa, amigos, “cerebridades” e celebridades no Teatro Bradesco, do Shopping Bourbon.
A festa contará também com um convidado especial dos EUA: o CEO do McCann Worldgroup, Nick Brien.
Na ocasião, o presidente da Nestlé, Ivan Zurita -amigo e cliente do Washington há mais de 30 anos e cliente da McCann desde o início de sua vida profissional – fará uma saudação à WMcCann e Washington Olivetto apresentará o ex-Ministro da Cultura do Brasil e o sempre Ministro de culturas-que-se-unem, Gilberto Gil, com seu show Banda 2.
Antes e depois do show acontecerão coquetéis organizados por Deca Fasano, do Buffet Fasano.

9. Fato Inédito.
Daqui a 7 anos, quando completar 65 anos de idade, Washington Olivetto deixará de ser Chairman da WMcCann e Chief Creative Officer do McCann Worldgroup na América Latina e Caribe para se transformar em Embaixador Criativo da WMcCann no Brasil e do McCann Worldgroup no mundo.

10. Clientes.
A WMcCann surge sem nenhum conflito de clientes.
A agência manterá o conceito, criado pela W/ em janeiro de 2009, utilizando o nome dos clientes como seu sobrenome nas peças criadas para cada um deles.
Exemplos: WMcCann | Grendene; WMcCann | TIM; WMcCann | Nestlé
Trata-se de um lógico e merecido reconhecimento da co-autoria do anunciante em cada trabalho produzido.

Fonte: M&M

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s